segunda-feira, 25 de abril de 2011

Resumo Reunião: Dia 23/04/2011

Primeiro fizemos os exercícios, depois vimos o conteúdo e depois debatemos sobre o texto "Importante: Ataques".
Nessa reunião entramos já no conteúdo, nada mais de introdução ou prefácio.
A primeira matéria é Filosofia Natural.
Ela está dividia em três partes, Mecânica Cósmica, Mecânica Mágica e Comportamento Mágico Inteligente.
Sendo que nessa reunião vimos apenas o começo da primeira parte, a Organização do Universo completo e um pouco sobre Deus.
 
----------------Filosofia Natural----------------


Nessa matéria iremos ver os conceitos mais básicos e vitais ao aprendizado mágico. Esses conceitos servirão como base para todas nossas decisões e atitudes diante dos conteúdos apresentados. Sem eles, dificilmente qualquer um atingirá o nível necessário para lidar com estágios avançados da Alta Ciência.

Obviamente os caminhos descritos se aplicam à pessoas que escolheram o Bem. Não somos moralistas, apenas práticos. Se você escolheu o caminho do Bem, então nesse capítulo irá se defrontar com o porquê dessa escolha e seus benefícios. Se você preferir o outro caminho, bem, esse não é um curso para você.
Teremos nessa matéria noções do funcionamento do universo, o que rege o funcionamento dele, e como nos comportarmos de maneira eficaz diante de todo esse mecanismo afim de conquistar nossos objetivos.
Como dito acima ela está dividia em três partes, Mecânica Cósmica, Mecânica Mágica e
Comportamento Mágico Inteligente.

- Mecânica Cósmica:

*Organição do Universo
*Deus
*Anima
* Introdução ao Hiperespaço
* Universo Manifesto

- Mecânica Mágica:

* Leis Universais
*Teorias da Magia
*Interação Magica

- Comportamento Mágico Inteligente:

* Bem e Mal
* Ética
*Introdução ao comportamento saudável
foi o termo introduzido pelos antigos gregos para indicar o estudo objetivo da natureza e do universo.

----------------
Parte 1: Mecânica Cósmica----------------

- Introdução Mecânica Cósmica:

Aqui entenderemos como o universo funciona tanto de forma macro quanto de forma micro, ou seja, veremos o funcionamento do universo como um todo e também os detalhes dessa grande engrenagem. Veremos como nossa própria evolução está inserida nestes movimentos cósmicos. Alguns aspectos dos assuntos aqui abordados serão vistos com mais propriedade e profundidade em outros módulos, principalmente no módulo de Evolução.

Durante toda nossa vida formulamos perguntas que nos intrigam. Muitas religiões tentam respondê-las através do argumento único da fé. Particularmente acreditamos que a fé é também sinônimo de humildade. Temos certeza absoluta de que é necessária a humildade para entender que existem coisas que estão fora do alcance de nossa compreensão. Mas isso é um estágio transitório. À medida que evoluímos também nossa compreensão se torna mais ampla, e aquilo que está fora de nosso alcance agora já não estará no futuro. Porém, se não fizermos essas perguntas desde já, nunca acharemos as respostas.

Perguntas essenciais revelam inquietações essenciais. Essa vontade de saber mais é inerente do ser humano e aqueles que abandonaram sua busca pela compreensão estão tendo uma morte espiritual, ao menos temporária.


----------------
Organização do Universo----------------

A seguir veremos conceitos gerais da organização de tudo aquilo que existe.

- Hiperespaço e Universo Manifesto:

A existência é divida em hiperespaço e universo manifesto. Por universo manifesto entendemos tudo aquilo que se submete, de uma forma ou outra, aos conceitos de tempo e de espaço. Portanto, o universo manifesto é tudo o que existe, dentro de nossa concepção de existência. Basta por hora entender que existe o hiperespaço as leis do tempo e do espaço não valem, isso mesmo, um lugar (se é que podemos chamar assim) onde duas coisas podem ocupar o mesmo espaço e onde passado, presente, e futuro coexistem simultâneamente.
O universo manifesto é derivado do hiperespaço. Ele também é conhecido como multiverso, universo multidimensional. Quando chamamos de universo manifesto na verdade estamos incluindo todos os universos que derivam do hiperespaço e todas suas divisões.

- Mapa do Universo Mestre segundo o livro Urantia:

Achamos por bem colocar aqui uma versão amplamente difundida e aceita sobre a organização dos universos.

Segundo o livro existe um universo central e sete superuniversos ao redor deste. Este universo central é chamado de Havona ou a Ilha do Paraíso. Cada superuniverso é composto de : sistema, constelação, universo local, setor menor, setor maior, e o superuniverso.

*Sistema: A unidade básica consiste em cerca de mil mundos habitados ou habitáveis, lugares não habitáveis não são considerados. Nos sistemas mais recentes apenas um número relativamente menor desses mundos pode ser habitado.
*Constelação: Uma centena de sistemas forma uma constelação com cerca de 100 000 planetas habitáveis.
*Universo Local: Uma centena de constelações com 10 000 000 planetas habitáveis constitui um universo local.
*Setor Menor: Uma centena de universos locais constitui um setor menor.
*Setor Maior: Uma centena de setores menores constitui um setor maior.
*Superuniverso: Dez setores maiores constituem um superuniverso.
*Grande Universo: Sete superuniversos formam o grande universo, como está organizado atualmente, consistindo em aproximadamente sete trilhões de mundos habitáveis.
Note-se que aqui não se cita a organização das dimensões ou universos paralelos. Nosso sistema leva em conta esses fatores porém exploraremos o assunto em momento mais oportuno por ser muito extenso. Podemos no entanto ter uma idéia geral das proporções de nossa realidade.

- Exercícios:

A primeira coisa a se dominar no campo da magia é a mente. Na verdade muitos pensam que a mente é a única coisa a ser dominada, porem isso não é verdade. Muitas outras partes do nosso ser holistico necessitam de disciplina e domínio.
Durante a matéria de Filosofia Natural estaremos construindo as primeiras ferramentas essenciais a magia. Essas são as etapas preliminares do domínio de sua própria mente

- 1.1 Respiração Consciente:

A primeira etapa da disciplina mental envolve a concentração. Neste exercício você devera se concentrar em sua respiração por 5 minutos.

Sente-se ou deite-se de forma confortável, feche os olhos e tente relaxar, concentre-se apenas na sua respiração, no som do ar entrando e saindo, na sensação do seu tronco se movendo durante a respiração, na sensação do ar percorrendo seu corpo tanto na ida quanto na volta. Ignore os outros pensamentos, caso se distraia volte novamente a observação da respiração. Procure não suprimir os pensamentos, apenas ignore-os.
 

----------------Deus----------------

A compreensão de Deus é importantíssima para entender como funciona o universo. Acreditamos que a primeira pergunta sempre é "O que ou quem é Deus?". Devo desapontar a todos nessa primeira pergunta. Temos algumas respostas pragmáticas que mais nos fazem entender como Deus funciona do que propriamente quem ou o que é Ele. Usemos a partir de agora o termo Fonte Suprema.

- Terminologia:

Aqui nós chamaremos de Deus a Fonte Suprema, origem de todas as coisas.

- Razões de escolha terminológica:

A escolha do desse termo evita a interferência da associação de Deus com qualquer conceito religioso. Como procuramos uma concepção mais ampla essa associação poderia limitar nossa busca da compreensão dessa verdade máxima que é o conceito da divindade.
Uma outra razão para a escolha é o fato de não desejarmos que o conceito de Deus seja encarado em uma concepção antropomórfica ( Deus com sentimentos humanos ) onde Deus é um ancião barbudo sentando em um trono e capaz de sentimentos humanos como ira e decepção. Como disse muito acertadamente Ramtha no documentário Quem Somos Nós, porque Deus iria se irritar com os atos de um ser imperfeito, parte de uma humanidade de seis bilhões de habitantes em um planeta de um sistema solar da periferia de uma galáxia em um universo que possui infinitas galáxias. Pense nisso.



A Fonte Suprema também é uma designação neutra por não ser nem inerentemente masculina nem inerentemente feminina. Sabemos que existem tanto defensores ferrenhos de Deus como tendo polaridade masculina como temos os defensores da Deusa e de sua polaridade feminina. Por acreditarmos na Fonte como sendo superior, logo ela não poderia possuir apenas uma única polaridade e por isso tanto uma versão tendente ao masculino quanto uma versão tendente à feminina seria ignorar algum dos aspectos da fonte.

- Terminologia livro de Urantia:

Um livro que oferece algumas terminologias bastante interessantes da Fonte é o livro de Urantia. Partilharemos com vocês alguns dos termos usados lá pois os mesmos categorizam nossa visão daquilo que é eterno e supremo de uma forma interessante.

Segundo o livro Deidade é o termo que designa tudo o que é sagrado, tudo o que tem origem divina, tudo que poderia ser associado ao conceito de Deus. Divindade, segundo o conceito do livro, são os efeitos de manifestação da deidade. E por último o conceito de Deus que é a personificação que nós seres nesta atual fase de evolução damos ao que compreendemos da deidade e da divindade mesclados a uma tendência ao antropomorfismo.

- Definição:
"A Fonte Suprema é a causa primeira de todas as coisas"

A Fonte possui ambas as polaridades e nela se originam todas as manifestações do multiverso. Ela tem uma suprapersonalidade, ou seja, uma personalidade que transcende nossos conceitos ainda limitados do que é uma personalidade. A Fonte é um fenômeno não-local que existe fora do eixo do tempo-espaço.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Foi até essa parte que vimos nessa reunião, ainda tem bastante coisas para vermos sobre Deus.
Depois disso debatemos sobre o texto "Importante: Ataques". E mais uma vez digo que seria interessante se as pessoas dessem suas opiniões sobre o texto na parte dos comentários.
Aguardo vocês nas próximas reuniões.

"A verdade está em todos os lugares."


Postado por Kebehsenuef.

Nenhum comentário:

Postar um comentário